Home Opiniões Inspiração Comemorações à parte

Comemorações à parte

0 1938

Dia Internacional da Mulher.

Homenagens, flores, divulgações em mídias várias, abraços e outros et ceteras. Mas atrás de tudo isto, um histórico de luta feminina em todos os continentes para se conseguir respeito, direito ao voto, ao trabalho igualitário, a ocupar qualquer tipo de cargo, estudar com liberdade e por aí vai… E até hoje muitas destas conquistas são parciais ou inexistentes em muitos países. E poucas facilidades.

Sabe-se que mais de cinquenta por cento do trabalho oculto mundial, não remunerado, e que promove a possibilidade da riqueza dos países vêm das mãos femininas. Se tudo fosse contabilizado e pago, o quadro econômico seria muito diferente. Mas nem se toca nesse assunto e as mulheres de maneira geral têm dupla ou tripla jornada de serviço ou ganham sempre menos ou até nada.

Na lavoura mundo afora mulheres e crianças debruçam-se horas sobre a terra e o dono do capital e do lucro é o homem, e nenhum direito à esposa ou filhas. Na hora da venda ou de decisões várias, elas não opinam ou recebem nada.

Quão difícil uma mulher ter chances de destaque na política ou no mundo empresarial, somente em pouquíssimos países mais de vanguarda. Na ONU, nesta semana, um representante – homem branco – teve a coragem de levantar a voz para dizer que a mulher deve ganhar menos pois é “menos inteligente”. Alienação pura.

Se mirarmos o mundo muçulmano, então, os padrões são de tragédia para as mulheres e, quanto mais pobre o país, menos direitos ou liberdade. Até mutilações bárbaras justificadas como ações culturais. E elas nem têm consciência do quanto são desrespeitadas…

A Rússia agora por decreto de seu machista presidente restringiu mais ainda a proteção que a lei daria. A mulher pode apanhar “algumas vezes”…

Outro exemplo num país onde o estupro tem alto índice, assim como sua renda per capita, e o novo presidente tem ideias para lá de trogloditas. Sim, são os Estados Unidos e o Sr. Trump. Que retrocesso! E milhões de mulheres votaram nesse ser que diz e faz abertamente atos de puro desrespeito às mulheres.

Na verdade, pisamos em ovos, tudo conspira contra nossa autonomia: situação econômica, retrocessos sociais, visões religiosas, machistas… Temos de perseverar a cada dia.

Só poderemos comemorar de fato quando a maioria das mulheres tiver consciência de seu valor, que suas escolhas de fato a beneficiem. Sua postura deve ser de luta por sua emancipação física, emocional e principalmente pela sua capacitação profissional. Determinação sem se importar quanto custe é o único caminho que fará que todos os dias do ano sejam seus.

Pode amar, dedicar-se aos filhos, família e amigos, mas nunca esquecer que o ponto principal é ela própria, sua existência e conduta que provoquem dela orgulho próprio e, dos outros, respeito e igualdade.

 

(Visited 129 times, 1 visits today)

Seja a primeira a comentar

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Solteirar.com. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Solteirar.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.




ARTIGOS SIMILARES

0 1723